

Bom dia meus amigos. Estou de volta com um segundo tema que é muito interessante e, assim como a maioria dos assuntos religiosos, tem sua autenticidade um pouco nebulosa.
Trata-se da Arca da Aliança...ela existiu? o que realmente ela representava? o que esta arca continha em seu interior?
Para tentar contar um pouco da história da Arca, fiz muitas pesquisas e conto com a colaboração de alguns colegas do blog. Esqueça os filmes de Indiana Jones... vamos buscar explicações na Bíblia e na Cabala.
De acordo com a narrativa bíblica, o povo hebraico tinha um pacto com o deus Javé estabelecido pelas inscrições de duas placas contendo pontos fundamentais de seus hábitos e crenças. Os 10 Mandamentos eram mantidos em uma arca que, além de proteger as placas dos mandamentos, simbolizava a importância do acordo selado entre Javé e o povo.
Protegendo um cânon sagrado dos hebreus, a chamada Arca da Aliança tornou-se uma das mais preciosas relíquias das religiões judaico-cristãs. Envolta em mistério e dúvida, a questão sobre a existência da Arca, volta e meia, ganha destaque em documentários e obras literárias. No entanto, esta e outras relíquias da narrativa bíblica confundem os limites entre fé e ciência.
Talvez sendo conhecido como o relato mais antigo sobre a Arca da Aliança, o livro do Êxodo conta claramente como foi o período do cativeiro Egípcio, quando os hebreus foram mantidos como escravos no Antigo Egito, por volta de 1.300 a.C.. De acordo com este livro, a Arca representava o favor de Javé junto ao seu povo abençoado. Além disso, os relatos bíblicos dizem que este acordo selado teria sido estabelecido aos pés do Monte Sinai. Além de ser descrita como um sinal do favor divino, a Arca da Aliança é descrita na Bíblia como dotada de poderes sobrenaturais; mantida como um objeto somente observado pelos sacerdotes levitas, a Arca teria sido local de aparição de Javé.
Vamos ao texto: Êxodo 25:10 "também farão uma arca de madeira, de acácia; o seu comprimento será de dois côvados e meio, e a sua largura de um côvado e meio e de um côvado e meio a sua altura. (11) E cobri-la-as de ouro puro, por dentro e por fora a cobrirás; e farás sobre ela uma moldura de ouro ao redor; (12) e fundirás para ela quatro argolas de ouro, que porás nos quatro cantos dela; (13)Também farás varais de madeira de acácia, que cobrirás de ouro; (14) Meterás os varais nas argolas, ao lado da arca, para se carregar a arca(...) (16) E porás na arca o testemunho que eu te darei; (17) Igualmente farás um propiciatório, de ouro puro; o seu comprimento será de dois côvados e meio e sua largura de um côvado e meio; (18) Farás também dois querubins de ouro; de ouro batido os farás, nas duas extremidades do propiciatório; (19) Farás um querubin numa extremidade e o outro querubin na outra extremidade; de uma só peça com o propiciatório fareis os querubins nas duas extremidades dele; (20) Os querubins estenderão as suas asas por cima do propiciatório, cobrindo-o com as asas, tendo as faces voltadas um para o outro; as faces dos querubins estarão voltadas para o propiciatório".
Segundo a Bíblia, a arca ficava originalmente guardada em Shiloh (Josué 18:1; Samuel 3:3) mas era levada frequentemente à frente das batalhas. Chegou a destruir as muralhas da cidade de Jericó e era comumente carregada à frente dos exércitos para limpar o terreno da presença de todos os animais peçonhentos. Os sacerdotes que carregavam a Arca (chamados Arcanitas) eram os únicos que podiam tocar na arca, e eles eram iniciados e usavam vestes protetoras para tocar na arca. Qualquer outra pessoa que a tocasse, era fulminada por algum tipo de "energia divina". - mas vamos lembrar pessoal: isso a Bíblia diz!!! Acredite se você quiser...
Diz a Bíblia, que uma vez, a arca foi capturada pelos Filisteus (Samuel 1:4). Após sua captura, a Arca foi movida para Asdod, onde fez com que todos os soldados da cidade fossem infectados com horrendas chagas e tumores. Em seguida, foi levada para Gath, onde causou os mesmos efeitos, e posteriormente Ekron. Após dizimar estas duas cidades, a Arca retornou para os judeus após sete meses capturada. A partir de então, foi guardada em Beth-Shemesh e, mais tarde, na Casa de Abinadad. Após três meses, foi enviada para a Casa de Obed-Edom e finalmente transferida para Jerusalém.
A Arca, devido ao seu alto grau de sacralidade, chegava a ser um objeto de adoração dos hebreus. Durante as batalhas pela Terra de Canaã, os hebreus conduziam a Arca da Aliança aos locais de confronto por acreditarem que a mesma garantiria as vitórias.
Passado este tempo, quando a Arca retornou à Jerusalém, muitas são as histórias a respeito do local de descanso da Arca. Os babilônios, em 586 a.C., teriam destruído a cidade de Jerusalém sob a liderança do rei Nabucodonosor II. De acordo com o livro dos Macabeus, o profeta Jeremias profetizou a destruição de Jerusalém e, por isso, teria escondido a Arca no Monte Nebo. Segundo o arqueólogo Dan Barat, a ação descrita no livro dos Macabeus tem uma conotação cultural. De acordo com esse estudioso, entre os Judeus é comum dizer que algo foi posto no monte Nebo quando esse objeto foi perdido para sempre. Portanto, existe a possibilidade da própria Bíblia relatar o fim da Arca da Aliança.
Porém, alguns pesquisadores ainda contam com a possibilidade dos babilônios terem tomado a arca como espólio de guerra. Mas o Talmude, livro sagrado dos judeus, afirma que o Rei Josias teria escondido a arca em um compartimento secreto do Templo de Jerusalém. Segundo este livro, os hebreus reconstruíram o Templo mantendo o local da Arca sem a presença da mesma.
Esta constatação foi feita pelo general romano Pompeu, que ao tomar a cidade de Jerusalém, indagou porquê os judeus mantinham um quarto vazio em seu templo. Daí surgiram relatos de que a Ordem dos Cavaleiros Templários mantinham a relíquia em segredo.
Atualmente, surgem várias suposições sobre o esconderijo da Arca. Inclusive, existe um grupo religioso da Etiópia, que diz manter a Arca escondida desde o ano de 950 a.C., presente de Menelik, filho do Rei Salomão com a Rainha de Sabá. Segundo os monges desta seita, a Arca permanece escondida em um templo perto do lago Zway... o templo realmente existe, mas ninguém foi autorizado a entrar até hoje para desvendar o mistério da Arca.
Assim, muitos arqueólogos já desistiram e muitos outros continuam suas buscas, quase que na sua totalidade na cidade de Jerusalém. Muitas são as histórias, inclusive algumas envolvendo magia e "energia divina" egípcia.; mas sendo mera invenção mística ou verdadeiro objeto de fé, a Arca tem importante valor religioso para judeus e cristãos. Milhares de pessoas no mundo todo confirmam através da Arca a sua devoção religiosa.
Mais uma vez: Você acredita???